Tesla revela as especificações e o preço do seu futuro robô Optimus

Publicado por Renan Denadai no dia 21/10/2022 às 12:09 via Tesla Rati

Tesla discutiu vários tópicos técnicos importantes durante o AI Day 2022, mas o centro do show foi definitivamente o Optimus Bot. A Tesla revelou dois protótipos de seu robô humanoide no palco, e ambos foram bastante impressionantes por si só. Ainda mais emocionante, no entanto, foram as especificações preliminares de Optimus, que foram compartilhadas durante o evento.

Tesla Robô Optimus Protótipo

“Bumble-Cee”, a plataforma de desenvolvimento do bot Optimus, foi capaz de caminhar e dançar no palco sem assistência humana. Mas, embora tenha sido impressionante, “Bumble-Cee” é caro, já que é feito com componentes prontos para uso. Um segundo bot, completo com uma fivela de cinto Tesla Texas, estava mais próximo da versão de produção do robô humanoide, e foi projetado para ser produzido em massa.

Carro vs Robô Tesla

A Optimus se baseia em tudo em que a Tesla trabalhou ao longo dos anos. Como tal, não foi surpresa que a Tesla estivesse usando sua própria tecnologia de bateria no robô humanóide. A Optimus será equipada com uma bateria de 2,3 kWh com eletrônica integrada, que deve ser perfeita para um dia inteiro de trabalho. Ele também consome cerca de 100 watts de energia sentado e 500 watts ao andar rapidamente.

Esse consumo de energia na verdade não é tão excessivo. Como observado pela CNET, o consumo de energia da Optimus é bastante semelhante a um PC de jogos de ponta - apenas este anda sobre duas pernas, faz todos os tipos de trabalho físico e pesa 70 kilos.

Tesla Robô Optimus Mão Biológica

O cérebro da Optimus aproveitaria a experiência da Tesla no design de chips. Assim, cada robô humanóide terá 1 Tesla SOC. Para conectividade, o Optimus será compatível com Wi-Fi e LTE. Isso deve tornar bastante simples para a Tesla atualizar e melhorar o desempenho da Optimus ao longo do tempo, semelhante aos carros totalmente elétricos da empresa.

Tesla Bot

Embora o Optimus seja menor que os veículos da empresa, o robô humanóide realmente apresenta muitos desafios devido ao seu design. Tesla observa que a Optimus terá 28 atuadores estruturais que ajudarão seu corpo a alcançar mais de 200 graus de liberdade. Suas mãos terão 11 graus de liberdade, permitindo que o robô humanóide se mova de forma muito semelhante a um humano.

Versão mais recente do Tesla Optimus

O CEO da Tesla, Elon Musk, observou que a Optimus foi projetada para ser um produto de mercado em massa. O CEO estima que a Optimus custaria menos do que os carros elétricos da empresa, ou cerca de US$ 20.000.

Evolução Tesla Optimus

Siga-nos também no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube para receber as últimas notícias da Tesla.

Comentários

 
Comentar

Últimas Publicações