Rumor: Câmera interna dos carros da Tesla vão monitorar o comportamento do motorista

Publicado por Renan Denadai no dia 04/10/2020 às 22:01 via Electrek

Um hacker da Tesla revelou o que a câmera voltada para o motorista da Tesla no Model 3 e no Model Y está procurando - sugerindo um recurso de monitoramento do motorista.

Camera interna Tesla

Quando a Tesla lançou o Model 3, equipou o veículo com uma câmera padrão voltada para a cabine localizada no espelho retrovisor.

Na época, a montadora disse que a câmera não estava ativa e seria usada no futuro.

O CEO Elon Musk disse que será usado para evitar que as pessoas vandalizem os carros quando eles estiverem sendo conduzidos automaticamente na próxima rede de robôs autônomos da Tesla.

Por quase 3 anos, a câmera não foi usada nos veículos Model 3 e Model Y até o início deste ano, quando Tesla ativou a câmera pela primeira vez.

A empresa começou a coletar imagens e clipes para fins de pesquisa com o consentimento dos motoristas:

Ajude a Tesla a continuar desenvolvendo veículos mais seguros, compartilhando dados da câmera de seu veículo. Esta atualização permitirá que você habilite a câmera embutida da cabine acima do espelho retrovisor. Se habilitado, o Tesla irá capturar automaticamente imagens e um curto videoclipe antes de uma colisão ou evento de segurança para ajudar os engenheiros a desenvolver recursos e melhorias de segurança no futuro. Como de costume, você pode ajustar suas preferências de compartilhamento de dados tocando em Controles > Proteção e segurança > Compartilhamento de dados > Análise da câmera.

A Tesla não está usando ativamente a câmera para monitorar a atenção do motorista e, em vez disso, a montadora diz que só usa os dados sem ser anexada a drivers específicos para melhorar os recursos existentes e futuros.

Isso levou alguns a acreditar que a Tesla poderia estar trabalhando no lançamento de recursos de monitoramento de driver ativo.

Agora o hacker Tesla 'green', conhecido por revelar muitos recursos do software da Tesla, descobriu quais eventos a montadora está tentando detectar com a câmera voltada para o motorista:

  • CEGO
  • SOMBRIO
  • OLHOS FECHADOS
  • OLHOS PARA BAIXO
  • OLHOS NOMINAIS
  • OLHOS PARA CIMA
  • CABEÇA BAIXA
  • CABEÇA TRUNCADA
  • OLHANDO PARA A ESQUERDA
  • OLHANDO PARA A DIREITA
  • USO DE TELEFONE
  • ÓCULOS DE SOL OLHOS PROVAVELMENTE NOMINAIS
  • ÓCULOS DE SOL PROVAVELMENTE OLHANDO PARA BAIXO

O único recurso de monitoramento de driver ativo do Tesla quando o piloto automático está ativado permanece apenas detectando se o torque está sendo aplicado ao volante.

Vários outros sistemas de assistência ao motorista, como o Supercruise da GM, estão usando câmeras voltadas para a cabine para garantir que os motoristas estejam olhando para a estrada.

Siga-nos também no Instagram, Facebook, Twitter e Youtube para receber as últimas notícias da Tesla.

Comentários

 
Antonio 3 anos atrás
Particularmente, eu não me incomodo caso a câmera esteja ativa 100% do tempo enquanto dirigindo o carro.

Confio que dados coletados estarão seguros, e serão usados para finalidades específicas.
Responder
Renan Denadai 3 anos atrás
Até porque, acredito que na maioria dos casos, o processamento das imagens será feito localmente. Ou seja, as imagens não precisam ser enviadas para um servidor da Tesla e nem analisadas por humanos. Elas serão interpretadas apenas pelo computador já embarcado no veículo, garantido ao meu ver a privacidade de cada um.
Responder
Comentar

Últimas Publicações